O potiguar Ecildo Lopes, 56 anos, é o mais velho entre todos os 337 atletas que compõem a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. O tênis de mesa está presente na vida dele nos últimos 21 anos. Em 1998, sofreu um acidente de trânsito, na Venezuela, e o esporte apareceu como parte do processo de reabilitação.

"Quando a médica venezuelana me disse que precisaria amputar as duas pernas, eu tirei de letra. Não tive um só momento de tristeza, de depressão. Deus foi muito legal comigo" - conta o atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN e da AABB Natal.

O técnico em Mineração e Administrador de empresas teve que conciliar trabalho e família com as viagens e competições. Foram muitas, e quase sempre, com excelentes resultados. O potiguar é hoje, nas Américas, o atleta paralímpico com o maior número de medalhas internacionais: 58.

"Quero mais uma medalha, sim. Tenho treinado bastante, espero colocar tudo em prática na disputa e fazer o meu melhor" - disse.

O Parapan serve como seletiva para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

"Seria um sonho encerrar a carreira em uma Paralimpíada. São mais de 20 anos no esporte de alto rendimento, e tenho consciência de que a hora da aposentadoria está chegando. Quando tiver que parar, vai ser tranquilo, tenho muito orgulho da história que construí nessas duas décadas" - falou.

A fase de classificação do tênis de mesa teve início nesta quinta-feira, no Polideportivo 3, na Vila Nacional Deportiva (Videna). O tênis de mesa foi uma das modalidades mais vitoriosas da campanha brasileira nos Jogos de Toronto 2015, com 31 medalhas (15 ouros, 10 pratas e seis bronzes).

Este é o único esporte a começar antes da cerimônia de Abertura, marcada para sexta-feira, às 20h, no Estádio Nacional do Peru, na capital peruana. O Brasil será representado por 30 mesatenistas e todos jogam nesta quinta-feira. O tênis de mesa no Parapan de Lima terá um peso ainda maior, uma vez que os campeões de cada classe se classificarão diretamente aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, sem a necessidade de passar por qualificatórios mundiais ou submeter-se ao ranking mundial.

Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN
Av. Jerônimo Câmara, S/N. Caic Lagoa Nova.
CEP 59063-100. Natal/RN
 84-3027-1834  84-98897-1834
 08h às 18h Segunda a Quinta
 08h às 17h Sexta

Patrocínio

Apoio

Parceiros